top of page

Aprenda a se cuidar no home office e evite problemas como a trombose

Especialista explica porque o trabalho em casa pode gerar o problema e dá dicas de prevenção

Antes da pandemia, quando todos saíamos de casa para exercer nossas atividades, naturalmente nos movimentávamos mais. Primeiro com o deslocamento do lar até o trabalho; depois com as atividades e rotinas diárias dentro da empresa, saídas para almoço ou um café e a volta para a casa ao final do expediente. “Agora passamos muito tempo parados, sentados. E aí está o problema já que a circulação de retorno sofre para acontecer e, com isso, os riscos de um quadro de trombose são elevados”, alerta o especialista.

Ainda de acordo com Marcatto, outro ponto importante é que no home office as pessoas acabam ingerindo menos água do que seria o ideal, aumentando o risco para o desenvolvimento da trombose”.


MAS O QUE FAZER? Para evitar desenvolver esse grave problema circulatório, bastam algumas medidas e simples mudanças de hábitos enquanto estiver trabalhando em casa.

A primeira coisa, segundo o vascular, é sempre se movimentar durante a jornada de trabalho: “O ideal é programar o despertador do celular, de preferência a cada duas horas, para levantar, caminhar pelo ambiente, fazer algum tipo de movimento, e só então sentar novamente”.

Outra dica importante, e que serve para o bom funcionamento de todo o organismo, é sobre o consumo de água. “É essencial que a pessoa aumente a quantidade de água ingerida durante o dia. O recomendável é no mínimo 2,5 litros diariamente”, ressalta o profissional.

Por último, também é necessário utilizar um suporte para apoiar os pés enquanto estiver sentado. “De vez em quando levante os pés do suporte e balance as pernas, alongue, faça exercícios que movimentem os membros inferiores, ajudando assim a circulação de retorno acontecer”, indica. “Vale lembrar que quem tem risco adicional, quadro de hereditariedade ou já teve trombose, deve procurar o médico para fazer sempre um acompanhamento”, completa.


Fonte: Site Revista AnaMaria. Matéria por Redação. Foto: Jason Strull/ Unsplash

Comments


bottom of page