top of page

Como manter a pele bronzeada, e de maneira saudável, durante o calor?

Dermatologista mostra como conseguir uma pele bronzeada e saudável no verão



NÃO ESQUEÇA O PROTETOR SOLAR

Este é o principal aliado para evitar o câncer de pele. Por isso, deve ser aplicado todos os dias, mesmo quando o sol está escondido. E é preciso passar em todo o corpo, lembrando de áreas mais sensíveis como pés e orelhas. “Com o protetor, a pele bronzeia evitando as queimaduras solares, responsáveis pelo aparecimento do câncer de pele”, diz a doutora.

HIDRATE-SE

Use produtos adequados para o seu tipo de pele e tente maneirar nas bebidas alcoólicas, que faz com que se urine mais, o que contribui para a desidratação. “Por outro lado, alguns alimentos contribuem para uma pele hidratada, como peixes, sementes e nozes, pepino, laranja e abacate” afirma Paula.

ALIMENTOS ALIADOS

A alimentação também pode contribuir para o bronzeamento. Alimentos ricos em betacaroteno ajudam a conquistar aquela tonalidade bronzeada da pele, quando unidos à exposição solar. Uma dieta rica em cenoura, abóbora, manga, espinafre, brócolis e batata-doce, por exemplo, é uma boa pedida para o verão.

HORÁRIO CERTO

Escolha os horários de ir para a praia ou piscina. Ainda que a exposição solar seja saudável, não deve ser feita a qualquer hora do dia. Para evitar queimaduras na pele e outras complicações, deve-se evitar o sol forte, entre 10h e 16h. “Aqui é importante lembrar que mesmo a pele negra, com a proteção natural da melanina, está sujeita a queimaduras, portanto os cuidados valem para todo mundo”, ressalta a médica.

Para finalizar, a especialista ainda dá um alerta: “O melhor bronzeamento é aquele saudável, feito naturalmente e tomando todos os cuidados. As câmeras de bronzeamento artificial aumentam o risco de câncer de pele e, portanto, não são recomendadas”.


Fonte: Site Revista Ana Maria Digital. Matéria por: Redação. Imagem: Unsplash

Kommentare


bottom of page