top of page

Meditação no trabalho reduz o estresse, ajuda a memória e melhora a concentração

Parar por apenas 15 minutos auxilia no desempenho profissional, além de diminuir o estresse, a ansiedade e o cansaço

A técnica milenar tem seus primeiros registros na China e na Índia, 1500 anos a.C., oferecendo benefícios como a diminuição do estresse, da depressão acumulada e controle da ansiedade, além de proporcionar paz e segurança a quem pratica. Para compreender melhor as vantagens que a meditação pode trazer ao ambiente de trabalho, confira abaixo as informações dadas por Juliana Viveiros – espiritualista, especialista em terapia holística e consultora da plataforma iQuilibrio.

Bons motivos para aderir à meditação no trabalho

“A meditação é uma técnica que relaxa o corpo e, em seguida, a mente, fazendo surgir um estado de concentração e de descanso intenso dos pensamentos, inclusive no trabalho”.

Nesse sentido, a especialista faz um alerta: “É importante salientar que a meditação não deve ter como objetivo fazer a pessoa se livrar das emoções. Usá-la apenas com esse objetivo pode frustrar. Com algum tempo de prática, é possível verificar como corpo e mente regulam o corpo para alcançar seus objetivos, tais como tranquilidade, concentração, redução de estresse e foco no presente”. Veja mais detalhes sobre os benefícios da prática da meditação no trabalho:

Redução do estresse: as múltiplas atividades desempenhadas no trabalho podem fazer o estresse ser parte da rotina. A meditação auxilia a reduzir esse estresse, aumentando a circulação sanguínea por meio da respiração e da quietude mental.

Aumento do foco e da concentração: a melhora do foco e da concentração formam parte dos ganhos dessa atividade. A meditação ajuda a concentrar os pensamentos em pontos focais, fazendo as demais preocupações ficarem em segundo plano.

Melhora da memória: a meditação para trabalhar auxilia nos exercícios de memória, ajudando a mente a liberar espaço para guardar somente o que é necessário.

Aumento da criatividade: as mentes que não ocupam espaço com aquilo que é supérfluo têm maior poder de criação em diversos aspectos. A meditação ajuda nos processos de inventividade que são necessários no trabalho.

Saber como incorporar a meditação na rotina, além de identificar benefícios, melhor lugar, horário e exercícios a serem feitos, é o primeiro passo para começar a praticar. “A melhor meditação e a mais eficiente é aquela que realmente nos relaxa e nos apazigua. O ato de meditar proporciona bem-estar interno, que permite mergulhar em nós mesmos e entrar em contato com nosso melhor”.

Como meditar no ambiente de trabalho

Segundo Viveiros, a primeira atitude é encontrar um lugar adequado. Apesar da privacidade, o banheiro não é o local mais indicado. O conselho da profissional é verificar a existência de uma sala, mesmo pequena, que possa ser direcionada à prática.

O ideal é que a meditação dure 15 minutos pelo menos, mas 5 minutos já são suficientes. “Os períodos de estresse do dia a dia e a rotina do trabalho podem ser exaustivos em diversos aspectos. Praticar a respiração e a meditação durante esses minutos, todos os dias, ajuda a acalmar e a viver de forma mais entregue e tranquila”, destaca a espiritualista.

Já em relação ao horário, essa não precisa ser uma preocupação, pois vai depender da rotina de cada uma e como você consegue encaixar a técnica no seu dia a dia. “Há pessoas que meditam na parte da manhã, outras no decorrer do dia e outras antes de dormir. E todas as opções carregam benefícios relaxantes. Por isso, teste a técnica em horários diferentes para saber como se sente, e você encontrará o ‘seu horário ideal de meditação’”, orienta Viveiros.

Exercícios de meditação para fazer durante o trabalho

Respiração 4 por 4: respire contando até 4, segure contando até 4, solte contando até 4 e segure contando até 4. Esse exercício de respiração tem o poder de acalmar a mente, o corpo e o espírito, por fazer os fluidos no corpo se equilibrarem e se acalmarem. Não esqueça que, ao respirar, você manda uma mensagem ao seu corpo dizendo que está tudo bem.

Hiperventilação: igual ao exercício de respiração em sacos de papel. A hiperventilação é, por si só, uma ferramenta que auxilia na meditação no trabalho. Isso porque, ao respirarmos dentro de um saquinho, consumimos muito gás carbônico, o que faz com que não precisemos mais hiperventilar e fiquemos bem.

Visualizações: esses exercícios consistem em fechar os olhos e repassar todos os detalhes do seu escritório ou ambiente de trabalho com os olhos da mente. Não pense no trabalho em si, mas no lugar onde você está. Isso fará você aprender a focar naquilo que é de fato importante.

Visualização criativa: assim que estiver craque na visualização, comece a prática da visualização criativa. Ela consiste em visualizar aquilo que você quer que aconteça na sua vida no trabalho, como promoções, aumento de salário, bonificações, elogios e reconhecimento. Então, imagine todas as cenas com riquezas de detalhes e pronto.


Fonte: Site Dicas de Mulher. Matéria por Fernanda Grilo. Imagem: Dicas de Mulher


Comments


bottom of page