A prática foi redescoberta no Japão no início do século XX por Mikao Usui e remonta à antiga arte budista de canalizar a energia através das mãos.
A captação dessa energia se dá por uma sintonização, em que a energia entra pelo chakra Coronário do reikiano, localizado no alto da cabeça, passa pelo chakra Cardíaco, localizado na área do coração. Assim, de lá é distribuída para as mãos, por onde é transmitida, tanto para o próprio reikiano na autoaplicação ou para outra pessoa, animal, planta ou o ambiente.
Em 27 de março de 2017, a prática foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde, através da Portaria nº 849.
Reiki: como funciona a aplicação
Na Aplicação, o Reiki atua ativando e recompondo a energia vibracional da pessoa, também conhecida como aura — onde estão localizados os corpos energéticos, camadas sutis de energia que estão redor do corpo físico.
Como a vibração da energia Reiki é de frequência mais alta (sutil), as energias dissonantes tendem a buscar o equilíbrio, ou seja, aumentar a vibração, limpando e reativando nossos centros de energia, meridianos e padrões energéticos.
Dessa forma, a energia flui em perfeita harmonia e equilíbrio, retornando a um fluxo natural e saudável.
Há contraindicações ao Reiki?
O Reiki pode complementar todos os tipos de tratamentos e terapias, sejam eles de medicina tradicional ou terapias integrativas e complementares, ampliando os efeitos positivos dessas técnicas sem qualquer contraindicação.
Recomenda-se cautela em alguns casos, e nessas situações pede-se que o reikiano trabalhe bem o direcionamento da energia:
Gravidez – evitar aumentar contração, precipitando assim o parto. Focar no bem-estar da gestante e do bebê.
Cirurgia – evitar aumentar o fluxo de circulação de sangue causando uma hemorragia ou diminuir o efeito da anestesia. Focar no que é necessário para que a cirurgia aconteça conforme o que é preciso.
Acidente com cortes abertos – evitar aumentar a fluidez do sangue, causando hemorragia. Ou a calcificação de um músculo em posição errada. Para tanto se pede que a energia somente contenha a saúde até a chegada do socorro.
Curiosidades
Não é necessário acreditar no Reiki para que ele se propague ou faça efeito. A terapia independente de nosso estado físico, mental ou emocional para agir.
O Reiki não é nenhuma doutrina ou religião, não está vinculado a nenhuma seita ou tradição e não se submete a nenhuma outra lei que não seja a da Energia Cósmica Universal, a Luz Pura e Divina. Quando se é iniciado em Reiki, a pessoa conecta sua essência ao Cosmo.
Uma sintonização é um ato de união entre a essência divina do universo e a essência divina do seu ser. Ser reikiano é transcender os limites que os pensamentos mal resolvidos causam ao ser humano, é se colocar em plena harmonia com o todo.
O Dia do Reiki é celebrado em 15 de agosto. É conhecido como o Dia Internacional do Reiki, quando se celebra o nascimento de Mikao Usui (15 de Agosto de 1865), mestrei reiki criador do método. Esse título foi dado a Mikao Usui após sua morte, pois em japonês o professor é chamado de Sensei.
Fonte: Site Personare. Matéria por Personare. Imagem: Google
Comments