2 xícara(s) de chá de farinha de trigo (240 gramas)
2 colher(es) de sopa de açúgar (30 gramas)
5 grama(s) de fermento biológio seco instantâneo (1/2 envelope)
1 ovo
1 colher(es) de sopa de manteiga
1/2 xícara(s) de chá de leite morno (120 mililitros)
1 pitada de sal
Recheio
2 xícara(s) de chá de leite (480 mililitros)
50 grama(s) de amido de milho
1 lata de leite condensado
2 gemas
1 colher(es) de chá de essência de baunilha
1/2 xícara(s) de chá de uvas-passas brancas e pretas
30 grama(s) de cereja em calda picada (1/4 de xícara)
130 grama(s) de frutas cristalizadas (1/2 xícara)
Decoração
1 ovo Cereja em calda a gosto
Frutas cristalizadas a gosto
Uva-passa a gosto
1 xícara(s) de chá de açúcar de confeiteiro
1 colher(es) de sopa e 1/2 de água quente
Modo de preparo
Massa
Em uma tigela, coloque metade da farinha de trigo, o açúcar e o fermento biológico. Misture. Abra um buraco, acrescente o ovo, a manteiga, o leite morno e o sal. Misture os ingredientes com uma colher. Em seguida, acrescente o restante da farinha de trigo. Continue mexendo com uma espátula ou colher. Quando sentir dificuldade para misturar assim, use as mãos. Para facilitar o processo de sova, transfira tudo para uma bancada enfarinhada e trabalhe a massa até ficar homogênea. Volte para a tigela e cubra com um pano. Deixe crescer em local sem corrente de ar por cerca de 40 minutos ou até dobrar de volume.
Recheio
Coloque as gemas numa peneira, faça uns furos com a faca e deixe que escorra naturalmente. Reserve. Com fogo desligado, coloque o amido de milho e o leite em uma panela. Misture muito bem até dissolver por completo. Acrescente o leite condensado e mexa novamente. Em seguida, coloque as gemas peneiradas e misture bem. Ligue o fogo e deixe no médio. Cozinhe o creme até que engrosse, sem parar de mexer. Assim que ferver, cozinhe por mais 2 minutos. Desligue o fogo e acrescente a essência de baunilha. Mexa e reserve. Polvilhe farinha na bancada e abra a massa, em formato retangular, com um rolo. Deixe a espessura com 0,5 centímetros.
Espalhe todo o recheio na massa, deixando um pequeno espaço (1 a 2 dedinhos) nas bordas. Por cima, coloque a uva-passa, as frutas cristalizadas e a cereja picada. Comece a enrolar delicadamente a massa já recheada, deixando bem apertado. Depois que formar essa espécie de rocambole, você deve apertar delicadamente para que as frutas grudem no creme. Corte a massa ao meio, no sentido do comprimento, e faça uma espécie de trança, cruzando uma parte sobre a outra. Com cuidado, transfira a rosca para uma forma redonda, tipo de pudim, untada e enfarinhada com cerca de 26 centímetros de diâmetro.
Tampe com o pano e deixe crescer novamente. Depois da massa descansar, bata o ovo e pincele por cima da rosca para deixar ela mais brilhante e dourada. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 40 minutos. Decoração Espere a rosca assada esfriar. Para desenformar, passe uma faca nas laterais, coloque em um prato e desvire com delicadeza.
Para a decoração, misture a água quente no açúcar e despeje por cima da rosca. Logo em seguida, coloque as cerejas, as uvas-passas e as frutas cristalizadas conforme desejar.
Fonte: Site UOL. Nossa Cozinha. Por Natália Palmegiano, do Cook n' Enjoy. Foto: Site UOL.
コメント